Cobrança

Leia em 4 minutos

Cobrança por boleto bancário: quando vale a pena? A cobrança por boleto bancário, aliada com um bom sistema de gestão, pode trazer vários benefícios. Leia nosso artigo e saiba quais são.

Por Redação

Se você está abrindo um negócio ou pensando em ampliar os meios de recebimento, sem dúvidas, já deve ter ouvido ou pesquisado sobre o boleto bancário.

O boleto bancário pode ser um diferencial para o seu negócio pois permite uma maior flexibilidade nos pagamentos atendendo aqueles que preferem pagar no banco, os que não utilizam cartão de crédito e até mesmo aqueles que gostam de utilizar o internet banking para os pagamentos.

Mas, há também os contras: a burocracia e os custos. Quando vale a pena implementar o boleto bancário na sua empresa? Essa resposta pode parecer simples: quando os prós forem maior que os contras.

Nesse post vamos mostrar como fugir dos contras e tornar a cobrança por boleto bancário ainda mais eficiente.

Redução da Inadimplência

Não receber por um produto vendido ou serviço prestado pode trazer uma série de problemas. Você está contando com aquele dinheiro para quitar as suas dívidas e se não tiver um respiro, essa receita que está em atraso pode trazer muitas complicações.

Agora, você sabia que alguns softwares de gestão, como o Fácil123, conta com ferramentas para otimizar as cobranças por boleto bancário e reduzir a inadimplência?

Vamos explicar: em bons softwares de gestão é possível rastrear o boleto.

Quando você envia por e-mail para o cliente, você consegue saber quando ele foi aberto e visualizado, assim você consegue ser pró ativo e entrar em contato com aqueles clientes que não visualizaram o seu boleto.

Outra forma de contribuir para a redução da inadimplência é utilizar a régua de cobrança.

A régua de cobrança é uma ferramenta que você envia e-mails para o seu cliente lembrando que o boleto está próximo da data de vencimento e até que já venceu, tudo isso de forma automatizada e com o rastreamento de abertura.

Muito mais fácil fazer cobrança dessa forma, certo?

Redução de Custos de Cobrança

Lá no início do nosso artigo, nós falamos que os custos do boleto podem ser um contra e isso é uma verdade.

Alguns bancos oferecem um valor mais atrativo para um número maior de emissão, mas se você precisa emitir poucos boletos por mês, esses custos podem ser um problema.

Em alguns bancos, as taxas são cobradas na emissão, alteração, cancelamento e até quitação do boleto. Assim, o impacto nos custos de cobrança pode ser negativo para a sua empresa.

Mas, e se eu te falar que há formas de utilizar boleto bancário e reduzir drasticamente as suas despesas na cobrança? Um sonho, não é?

Alguns softwares de gestão tem parceria com emissores de boletos e podem ter taxas muito atrativas. Aqui é importante ficar ligado: alguns fornecedores de sistemas de gestão pagam um valor mínimo para emitir esses boletos e lucram em cima dessa emissão, repassando custos altos para os clientes.

No Fácil123, por exemplo, nós temos uma taxa única que é paga na quitação do boleto. Se você precisar cancelar ou fazer qualquer alteração não há custos extras. Assim como não há cobrança excedente para o pagamento do boleto em atraso.

Sem dúvidas, essa alternativa pode ser um excelente meio para reduzir os custos na cobrança. Essa taxa é equivalente (ou menor!) do que as cobradas por operadoras de cartão.

Redução da Burocracia

Você deve estar se perguntando: boleto bancário sem burocracia, é possível?!

Vamos explicar: para emitir um boleto em um banco o processo é realmente bem complicado. Você precisa fazer o seu cadastro no banco, negociar taxas, digitar o boleto, enviar a remessa, receber, baixar a remessa de retorno e então fazer a baixa manual da conta a receber no seu sistema.

Ufa! Quanta coisa!

Agora, já imaginou tudo isso ser integrado com o seu sistema de gestão? E poder gerar boletos em apenas um clique? Em bons sistemas de gestão, como o Fácil123, é assim.

Você só precisa enviar o seu contrato social ou se preferir receber como pessoa física os seus documentos. E toda a mágica é feita para você. Sem arquivos de remessa, sem arquivos de retorno e as baixas das transações já recebidas são automatizadas.

Assim, você não precisa gastar seu tempo e sua paciência com burocracias que só fazem perder tempo.

E se eu te contar que todas as atualizações de data e juros são feitas pelo sistema? Parece mágica!

Em poucas palavras: o boleto por si só é apenas mais uma forma de cobrança e não resolve muita coisa.

Mas, aliado com um bom sistema de gestão ele pode ser uma excelente ferramenta para reduzir a inadimplência, os custos e até mesmo toda essa burocracia desnecessária.

Quer conhecer como funciona todo esse processo no Fácil123? Entre em contato conosco e agende uma demonstração gratuita!