Financeiro

Leia em 5 minutos

Crenças limitantes que podem sabotar a adoção da gestão financeira na sua empresa Você sabia que pode estar sabotando a gestão financeira da sua empresa? Leia esse artigo e entenda o que pode estar acontecendo.

Por Cezinha Anjos

Iniciar o controle financeiro em uma empresa é sempre um grande desafio. São diversas etapas que precisam ser superadas, mas a primeira delas, e talvez a maior, é quebrar as crenças limitantes que o empreendedor carrega com ele.

Essa virada de chave depende de uma série de fatores psicológicos de quem está a frente dos negócios. Se eles não forem superados, corre-se o risco deles serem usados como muleta para que a empresa não pratique uma gestão financeira eficiente.

Conheça a seguir alguns pensamentos que podem lhe auto-sabotar e quais estratégias você pode adotar para driblá-los.

Agora não dá! Estou sem tempo e tenho coisas mais importantes para resolver.

Talvez a sua empresa esteja passando por um momento complicado e isso esteja exigindo que você atue em diversas frentes ao mesmo tempo. Dependendo do tempo de existência da sua empresa isso é perfeitamente normal.

É possível que isso faça você acreditar que agora não é hora de começar mais uma coisa nova porque você não terá tempo para executar ou supervisionar corretamente.

Esse pensamento é um engano. Você pode ter o controle financeiro da sua empresa investindo apenas alguns minutos por dia. Basta você usar as ferramentas e metodologia certas.

Utilizando o Fácil123, por exemplo, todas as telas e metodologia de trabalho foram pensadas para consumir o menor tempo possível do usuário. Geralmente nossos usuários separam apenas 30 minutos do seu tempo para ter as rédeas de seus negócios nas mãos.

A estratégia é diluir o tempo empregado. É melhor você fazer todos os dias um pouquinho do que separar um tempo gigante uma vez por semana, por exemplo. Nossa experiência mostra que as chances de você desistir são menores.

Você pode ainda utilizar nossas planilhas gratuitas para começar. Elas lhe tomarão um pouco mais de tempo, mas nada que chegue a ser impeditivo.

O mais importante é que você não use a falta de tempo como desculpa para continuar na bagunça.

Acho que não dou conta de fazer. É muito complicado.

Se você não é formado em administração, provavelmente você já se assustou com termos como DRE, fluxo de caixa, ciclo financeiro, PMP e PMR.

O legal é que normalmente os nomes são mais difíceis do que a própria técnica. E nem tudo você vai precisar fazer nesse momento.

Por exemplo, nós percebemos que muita gente quer ter um DRE, mas nem gerencia o fluxo de caixa adequadamente. Outros querem ter fluxo de caixa e nem classificam seus gastos.

É importante que você saiba que todos esses controles são bacanas, mas que o feijão com arroz é a base disso tudo.

Portanto, o truque aqui é se focar nas coisas mais simples e se preocupar com instrumentos mais elaborados somente com o passar do tempo e com o aumento da sua maturidade.

Você encontrará muito material de apoio gratuito na Internet como os que estão em nosso blog, por exemplo. No sistema de gestão Fácil123, nós dispomos de uma consultoria gratuita que encurta muito essa transferência de conhecimento.

Se precisar de uma forcinha extra, não deixe de conhecer o nosso e-book sobre gestão financeira para micro e pequenas empresas. Ele é gratuito!

É difícil me lembrar do que eu gastei.

Nesse obstáculo, o gestor até sabe como fazer e já conhece toda a rotina. Pode ser até que já tenha começado, alcançado ótimos resultados e esqueceu de lançar algum gasto. Por fim, acabou se desmotivando porque os dados não bateram e deixou o controle financeiro para lá.

Se isso aconteceu com você, o que está atrapalhando é a falta de organização. Provavelmente alguns pagamentos são realizados e acabam não sendo contabilizados no seu controle financeiro por não ter pego algum comprovante ou ter anotado em algum lugar.

E a dica é bem essa: pegue comprovante de tudo que puder. E o que não puder, anote! Não invente métodos mirabolantes. Os mais simples são os mais efetivos.

O fato dos lançamentos serem feitos o quanto antes também ajuda. Se você lança o seu financeiro todos os dias, por exemplo, você só terá que se concentrar em um único dia para tentar lembrar daquele estacionamento que você pagou e que não pegou o comprovante.

Quando eu vejo o dia já acabou e eu não fiz os meus lançamentos.

Note que aqui o problema é outro. Você sabe qual foram os seus gastos, mas esquece ou deixa para depois para lançar no sistema ou na planilha.

A disciplina é essencial para a sua gestão financeira acontecer. Se você pular um dia pois só tem um pagamento ou deixar para lançar tudo no outro dia, as funções se acumulam e fica cada vez mais difícil continuar.

Você precisa entender que poucos minutos do seu dia para controlar todo o financeiro da sua empresa é um custo muito baixo para os resultados que você obterá.

Uma dica é separar sempre o mesmo horário para fazer os lançamentos e transformar isso num hábito. Assim você já sabe que naquele horário não pode se comprometer com outras atividades, pois precisa cuidar do seu financeiro.

Use o alarme do seu celular ou peça pra alguém pegar no seu pé, mas não deixe um dia pra trás. Você precisa de ajuda para formar esse novo hábito. Muitas vezes essa ajuda pode ser profissional. Para os nossos clientes do sistema de gestão Fácil123, nós elaboramos um plano de ação para fazê-los criar esse hábito.

Os obstáculos sempre vão existir e cabe a você lidar com eles da melhor forma possível. Não se deixe desmotivar e pense em todos os benefícios a curto e longo prazo que você e a sua empresa terão com uma gestão financeira eficiente.

E claro: conte com o Fácil123 para alavancar ainda mais os seus resultados!