Vendas

Leia em 3 minutos

5 dicas para motivar sua equipe de vendas Se a sua equipe não está rendendo tanto quanto gostaria, ela pode estar desmotivada. Leia nosso artigo e confira 5 dicas para motivar sua equipe de vendas.

Por Redação

Aumentar as vendas é sempre um grande desafio, independente do porte da sua empresa e de quanto tempo está no mercado.

Muitos gestores, para melhorar os resultados, focam fortemente em tecnologias para tal e esquecem de um ponto fundamental: motivar sua equipe de vendas.

Pode parecer clichê, mas é realidade, uma equipe motivada produz mais e consequentemente fatura mais.

Nesse artigo pontuamos cinco dicas para motivar sua equipe de vendas e aumentar a sua receita de forma sustentável. Continue lendo!

1. Invista em capacitação

Uma das formas de motivar a equipe de vendas é investir em treinamentos.

É a partir da capacitação que os seus vendedores se sentirão mais seguros para entender o processo no qual estão envolvidos.

Além disso, se o seu colaborador perceber que a empresa investe em treinamentos que visam o desenvolvimento profissional e pessoal, ele tende a ter mais satisfação para trabalhar e consequentemente uma maior motivação.

Invista em capacitações de qualidade e permanentes, um investimento pequeno pode gerar um grande retorno financeiro.

2. Tenha metas reais e alcançáveis

Nós já mostramos nesse post a importância de ter metas reais e alcançáveis.

De nada adianta ter metas extravagantes e impossíveis de serem batidas. Essa medida trará um efeito contrário, de desmotivação.

As metas, além disso, precisam ter um propósito para assim conseguirem motivar a sua equipe de vendas. Afinal, faz muito mais sentido bater uma meta para a equipe ganhar um almoço do que para aumentar o faturamento, certo?

Outro ponto que não pode ser perdido de vista é o acompanhamento.

O gestor comercial deve sempre estar atento a mensuração e definição de estratégias junto com a equipe para alcançar o resultado esperado.

3. Tenha processos comerciais bem mapeados e transparentes

Outro ponto a ser levado em consideração para motivar a sua equipe de vendas é o mapeamento dos processos.

Todos os métodos, técnicas e passos do processo de vendas precisam ser claros e transparentes para todos da equipe.

Por isso, pode-se optar pela documentação de alguns pontos, como por exemplo, quando um cadastro de cliente torna-se inativo ou perdido.

Assim, não corre-se o risco de cada integrante do time ter uma interpretação diferente sobre o mesmo processo, gerando incertezas e desmotivação.

Seja transparente e claro em todas as etapas e conte com sua equipe para documentar os pontos comuns que podem causar transtornos.

4. Dê feedbacks e saiba recebê-los

Muitos gestores se perdem em relação aos feedbacks.

É normal que alguns pontos precisem ser alinhados, mas tome cuidado para fazê-lo em particular, sem expor o seu colaborador ao constrangimento.

Claro que se a cobrança for em relação a equipe, não há mal algum de fazê-la na frente de todos.

Também não se esqueça dos feedbacks positivos. Eles são fontes de motivação e reconhecê-los é um dos jeitos de motivar a sua equipe de vendas.

Além disso, saiba receber feedbacks da sua equipe. Saber escutar e analisar os pontos que precisam de melhorias no processo ou na gestão é qualidade de líderes de sucesso.

Equipe que se sente confiante para resolver algum conflito, tem mais chances de crescer.

5. Encoraje a troca de informações

Muitas empresas incentivam a competitividade entre o time de vendas a ponto de ser recorrente a falta de troca de informações.

A competitividade é saudável e pode ser um recurso para motivar a equipe de vendas, mas não pode estar acima do bem comum de toda a empresa.

Quando o time se conversa e troca informações sobre quais estratégias funcionam melhor, todos saem ganhando.

Por isso, incentivar o diálogo e ter uma visão de equipe é a nossa última dica.

E na sua empresa? Quais outros recursos são utilizados para motivar o time de vendas? Compartilhe conosco!