GestãoEstoque

Leia em 2 minutos

Gestão de estoque: 3 erros que podem afundar sua empresa Infelizmente, são poucos gestores que destinam a atenção necessária para o estoque, por esse motivo, acabam cometendo erros. Descubra quais são esses erros.

Por Redação

O que vem à sua mente quando você pensa em gestão de estoque? Certamente, esse assunto engloba mais que apenas a organização de produtos nas prateleiras. Na realidade, a gestão de estoque é tão importante quanto o controle financeiro de um negócio. Isso porque os processos da área afetam o setor de vendas, o setor contábil e, é claro, as próprias finanças da empresa.

Acontece que, infelizmente, são poucos os gestores que destinam a atenção necessária para a área e, por esse motivo, acabam cometendo erros simples, mas que podem gerar uma série de outros problemas para a empresa. Por isso, resolvemos trazer, nesse post, alguns erros que devem ser evitados a todo o custo na gestão de estoque. Confira!

Não usar um software de gestão de estoque

Controles manuais normalmente geram uma série de problemas para o empreendedor. Em primeiro lugar, o monitoramento fica comprometido, já que não é possível levantar informações em tempo hábil para a tomada de decisão. Além disso, os processos manuais são mais suscetíveis aos erros e fraudes.

Hoje, até mesmo os quiosques de rua contam com um bom software de gerenciamento. Isso não pode ser diferente na sua empresa. Com esse tipo de ferramenta, você consegue levantar dados em tempo real e de qualquer lugar. Assim, com a otimização dos processos, você garante um ganho significativo na produtividade do seu negócio.

Não realizar projeções de demanda

Quais os critérios usados por você para fazer as suas compras? Não basta apenas a experiência para fazer uma boa previsão: é preciso tomar decisões com base em dados. Para recolher esses dados, além de contar com o software de gestão, você também precisará fazer uma boa gestão dos fluxos de caixa, avaliando, em períodos anteriores, como se comportou o fluxo da sua empresa.

Além disso, é sempre importante acompanhar indicadores de instituições que representem a sua área de atuação. Assim, você terá tanto informações internas quanto dados externos disponíveis para que você faça a melhor escolha.

Não acompanhar o tempo médio de estocagem

Um ponto fundamental durante a gestão de estoques é a questão do monitoramento, certo? Então qual critério deve ser utilizado para dizer se os estoques estão escassos? Muitos empreendedores, infelizmente, ainda usam os valores errados como base para essa tomada de decisão. Alguns acompanham o valor dos itens em estoque, o que é o pior dos erros. Outros preferem acompanhar a quantidade de itens estocados, o que também não é o mais recomendado.

O ideal é fazer um acompanhamento de acordo com o tempo médio de estocagem. Se possuímos R$100,00 de determinado item ou sabemos que temos 20 unidades do mesmo produto, isso não significa nada. O mais importante é descobrir qual é o tempo médio de estoque desse item, ou seja, se ele possui uma ótima saída ou se costuma permanecer mais tempo armazenado. Com essa informação, você pode antecipar as suas compras com muito mais facilidade e fazer uma gestão de estoque profissional.

E então, está pronto para não errar mais na gestão de estoque da sua empresa? Compartilhe este post nas suas redes sociais para difundir essas boas práticas!