Financeiro

Leia em 4 minutos

Pró-labore – separe os seus gastos pessoais dos gastos da empresa Você sabia que os seus gastos pessoais não podem ser misturados e pagos com o dinheiro de sua empresa? Entenda como fazer essa separação.

Por Redação

Você sabia que os seus gastos pessoais não podem ser misturados e pagos com o dinheiro de sua empresa? Neste post, você entenderá melhor como fazer a separação entre os gastos da pessoa jurídica e física e como o pró-labore poderá fazer parte deste contexto, já que é com a retirada dos valores de pró-labore que você pode fazer o pagamento de seus gastos pessoais. Confira!

Princípio da entidade

Existe um princípio da contabilidade chamado de Princípio da Entidade. De acordo com este princípio, o patrimônio da pessoa física não deve ser misturado com o da pessoa jurídica. Mas por que isso ocorre? É preciso separar as contas da pessoa física da sua movimentação contábil, pois estes gastos não podem ser considerados como da empresa, mesmo se eles forem gastos dos donos. Se estes gastos não fizerem parte da atividade e não estiverem no nome da empresa, com a devida identificação, eles não devem passar pela contabilidade.

Por que não reconhecer gastos pessoais em minha empresa?

O reconhecimento de gastos pessoais em sua empresa irá, em primeiro lugar, mascarar os seus resultados. Afinal, serão gastos que você acrescentará a ele e nunca será possível entender como realmente os negócios estão indo, como está a sua gestão e como sua empresa está no mercado.

Em segundo lugar, você pode ter um problema junto ao fisco, já que não se deve reconhecer e misturar o patrimônio da pessoa física com o da jurídica. Então, é preciso estar atento e separar tudo.

Como suas contas podem ser separadas e pagas?

Uma boa dica de organização para separar os gastos pessoais e da sua empresa é a abertura de conta corrente em separado tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica. No momento da aquisição de algo ou obtenção de um determinado serviço, você precisa definir se estes valores são para você ou se serão utilizados, de alguma forma, na empresa.

Quando você tem duas contas correntes e, por consequência, dois cartões de débito, você facilmente pode fazer este controle e não misturará estes gastos pessoais na sua contabilidade empresarial.

Tente também nunca levar os gastos da empresa para casa e vice-versa. Muitas vezes, mesmo sem querer, você acaba misturando e pagando as contas de forma conjunta, o que pode prejudicar o seu controle contábil.

Defina um pró-labore para suas necessidades

Muitos empresários têm dúvida na hora de pagar as suas contas pessoais, já que é indicado que isso não seja feito com os recursos da empresa. É bastante simples, basta estipular uma retirada de pró-labore mensal. O pró-labore é um valor que será utilizado para lhe remunerar, ou seja, para cobrir seus gastos pessoais.

O pró-labore é considerado como um salário e é retirado pelo sócio com base nas suas expectativas em relação ao negócio e para que ele possa arcar com suas contas pessoais. Procure verificar junto ao seu contador se este valor já foi estabelecido em seu Contrato Social ou, ainda, como funciona esta questão de acordo com o seu tipo de tributação.

Os valores de pró-labore deverão ser registrados na contabilidade de sua empresa como despesa administrativa, já que referem-se a remuneração da diretoria.

Tome cuidado com algumas despesas!

Agora que você chegou aqui, já sabe que os gastos da empresa devem ser separados dos seus pessoais. Mas, isso não quer dizer que tudo o que você gaste é uma despesa sua. Ficou confuso?

Imagine que a sua empresa pague vale refeição para os colaboradores, inclusive para a diretoria. Essa é uma despesa da empresa, incluindo o seu vale refeição.

Um outro exemplo é o plano de saúde. Imagine que a sua empresa paga plano de saúde somente para a diretoria. Esse também é um gasto da empresa e deve ser registrado como tal. Uma outra situação é quando você adquire um plano de saúde por conta própria, nesses casos você pode até pedir para a empresa fazer o pagamento, mas esse gasto deve ser registrado como pró-labore.

Sabemos que no começo pode ser um pouco complicado separar todos os patrimônios, seguindo o princípio da entidade. Adquirir um carro para a empresa, por exemplo, pode ser um gasto alto para o início de uma empresa. E aí cabe o bom senso! Você pode combinar que uma parte das despesas do carro são suas e a outra parte da empresa, por exemplo.

Você viu que é fácil e necessário separar os seus gastos de pessoa física e jurídica e que o pró-labore deve ser utilizado para sua remuneração e pagamento destas contas. Se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto ou quer saber mais sobre outro tópico, deixe o seu comentário!