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Relatório de produtos mais vendidos: por que acompanhar?

Você acompanha o relatório de produtos mais vendidos? Ele pode fornecer várias informações relevantes sobre seu negócio. Confira!

Autor: Francesca Rodrigues | Leia em 1 minuto
relatório de produtos mais vendidos

Muitas empresas não sabem quais são os produtos mais vendidos do seu negócio e quais são aqueles que ficam mais tempo parados no estoque.

Os empreendedores passam, então, a montar o estoque baseados na intuição. Mas, a intuição nem sempre acerta. E aí acontece o inevitável: produtos parados, capital de giro reduzido e produtos mais importantes em falta.

Quer evitar esse problema? Continue lendo nosso post e entenda como o relatório de produtos mais vendidos pode ajudar o seu negócio.

Compras mais assertivas

O primeiro ponto que pode ser melhorado na sua empresa baseado no relatório de produtos mais vendidos é o processo de compras.

Acompanhando a quantidade vendida de cada produto é possível entender como a reposição de estoque deve trabalhar.

Assim, você não corre o risco de ter produtos encalhados no estoque ou de faltar aqueles produtos que mais vendem, comprometendo o seu faturamento.

Acompanhar as ações de vendas

Outro dado que pode ser facilmente apurado, utilizando o relatório de produtos mais vendidos, é o resultado das ações de vendas.

Muitos dados para a gestão de vendas podem ser coletados através desse relatório:

  • Analisar quais são os produtos que mais estão vendendo;
  • Verificar os produtos que deixaram de vender em um determinado período;
  • Averiguar se as promoções surtiram efeito através do aumento expressivo da venda de um determinado item.

É através desses indicadores que é possível saber se as suas ações previstas tiveram ou não o efeito que esperava.

Entender a participação no faturamento de cada produto

Mesmo que você já acompanhe o faturamento acumulado, olhar os valores faturados por produto traz uma outra visão.

Imagine que você venda uma quantidade menor de um produto mais caro e que gera mais lucro. Imagine ainda que você venda em grandes quantidades um produto mais barato que tem uma margem bem menor.

Utilizando o relatório de produtos mais vendidos é possível entender qual a representatividade de cada um desses em relação ao seu faturamento, trazendo uma compreensão mais clara sobre o giro do seu estoque e as suas oportunidades no mercado.

E aí? Que tal começar a olhar os produtos mais vendidos? Não deixe de compartilhar conosco os seus resultados!