Gestão

Leia em 1 minuto

Sistema de Gestão Empresarial (ERP): o que é e para que serve? Você sabe o que é ERP e para que ele serve? Entenda agora o que é e como um sistema de gestão pode ajudar sua empresa.

Por Redação

Enterprise Resouce Planning é uma sigla para ERP que popularmente é conhecido como sistema de gestão. Um sistema de gestão é um software que ajuda a cuidar e gerenciar a sua empresa, automatizando os processos o máximo possível, com objetivo de facilitar a sua rotina.

Um pouco mais sobre o ERP

Hoje muitas empresas ainda fazem os controles gerenciais em planilhas do excel. O ERP surgiu como uma alternativa para centralizar e integrar todos esses dados, permitindo ter um controle financeiro, contábil e fiscal mais fácil, com informações interligadas e simples de acessar e interpretar.

No ERP também é possível controlar o estoque, vendas e compras. Por ele ser integrado, quando você fizer alguma venda, seu estoque será automaticamente ajustado, assim como as compras.

O software pode ser também um facilitador na emissão de NF-e, pois permite a automatização da tributação, tornando as vendas mais rápidas e com menos chance de erros devido a digitação manual.

E para que serve um ERP?

Uma das funções mais importantes do ERP é os seus relatórios. Com apenas alguns cliques é possível ter um panorama real da sua empresa naquele momento. Você consegue acompanhar os valores de entrada e saídas, e assim entender melhor o seu fluxo de caixa. Também consegue avaliar o seu estoque, evitando comprar o que não precisa e reduzindo os gastos com as compras.

Outras vantagens do ERP são:
– Diminui o tempo para gerenciar o financeiro e o estoque.
– Permite que você se dedique mais a outras áreas da empresa.
– Reduz a burocracia na emissão de NF-e.
– Diminui os erros por lançamento e controle manual, tornando os dados mais reais.
– Seus dados ficam todos integrados e é muito mais fácil acessá-los, inclusive em forma de relatórios.
– O backup é feito automaticamente, em casos de software na nuvem, assim seus dados ficam mais seguros.

Nós fizemos um e-Book para você explicando detalhadamente o ERP. Nele abordamos o que é um ERP, para que ele serve, quais empresas podem usar, quais as vantagens em utilizá-lo e como escolher o ERP ideal para a sua empresa.

Não perca mais tempo, clique aqui e faça o download!